Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]


Terminei hoje a leitura de Bicicleta à chuva, título da colecção "a escolha é minha" e da autoria de Margarida Fonseca Santos, e desde então que não consigo deixar de pensar nele. É um livro curtinho, tem um pouco mais que 100 páginas, e carrega consigo não só o suficiente, mas o essencial.

Comecei a ler este livro pela primeira vez há uns meses atrás mas não consegui passar das primeiras páginas. O choque da realidade que este retrata emocionou-me e, simultaneamente, frustrou-me imenso, demasiado.

Contada a duas perspectivas muito particulares – algo que, sem querer revelar muito, considerei uma escolha arrojada e, talvez mais ainda, difícil –, esta é uma história que poderia ser a minha ou a de quem me lê agora; uma história que abarca um assunto delicado e penoso de se lidar (quer directa ou indirectamente): o bullying.

Este é um livro direccionado ao público infanto-juvenil, com um diálogo e narrativa bem acessíveis e mesmo ao estilo da faixa etária, mas que deve ser lido por todos. 

Só consigo imaginar como deve ter sido custoso para a Margarida dar voz a esta história que é, a meu ver, tão, tão, tão importante. É importante que se perceba que o bullying é uma realidade silenciosa mas presente. Que esta história de – como bem sublinha o sub-título – "coragem e amizade" sirva para ajudar a perceber isso mesmo.

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Margarida Fonseca Santos a 14.02.2016 às 12:31

Querido Pedro,
Uma opinião assim, vinda de ti, é para mim um presente extraordinário. Obrigada!
Foi escrito com o coração e o desejo de alertar para os silêncios que vivem nos olhares tristes de tantos jovens. Fico mesmo feliz por saber que gostaste e que achas importante.
Um enorme beijinho para ti
Margarida
Imagem de perfil

De Pedro Caetano Carvalho a 14.02.2016 às 20:26

Margarida, em toda a tua escrita encontro uma luz de esperança, um abrir de portas para realidades escondidas entre quatro paredes. Este livro é, de facto, uma jóia, tal como tu!
A enviar-te um beijinho cheio de admiração!
Sem imagem de perfil

De Cris Félix a 14.02.2016 às 14:46

Caro Pedro:

Sou professora de Português numa escola de Gaia e uma apaixonada pelos livros!

Reparei na tua crítica porque gosto muito da Margarida e ela virá à minha escola em abril.
Para a receber, decidi ler e trabalhar alguns livros dela com os meus alunos: a turma do 6º ano vai precisamente amanhã começar a ler a Bicicleta à Chuva!

Só te digo: oxalá os meus alunos tenham um bocadinho da maestria e da lucidez que revelas!
Vou passar a acompanhar o teu blog, isso é certo!
Bem hajas!
Imagem de perfil

De Pedro Caetano Carvalho a 14.02.2016 às 20:35

Olá, Cris!
Muito obrigado pelo seu comentário. Fico tão feliz por saber que vai partilhar com os seus alunos esta história tão necessária. Desejo-lhes desde já um bom trabalho! Se for possível, depois partilhe como foi a recepção ao livro, estou curioso. Como jovem de 18 anos, imagino que terá um impacto ainda maior nos mais pequenos pelo facto de se identificarem com a faixa etária do personagem principal. Boas leituras!
Com os melhores cumprimentos. :)

comentar post




pesquisar

  Pesquisar no Blog

quem escreve

foto do autor


sobre

Este blogue está entregue às mãos de um adolescente que se recusa a aceitar que mais tarde ou mais cedo será adulto e que tem problemas em manter blogues de pé.



escrevi


a ler


a ouvir



desafio goodreads

2016 Reading Challenge

2016 Reading Challenge
Pedro has read 5 books toward his goal of 45 books.
hide

últimas leituras


mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

contador de visitas


WOOK - www.wook.pt