Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Shelfie #1

09.04.14
Shelfie infanto-juvenil (maioritariamente). :-)

Autoria e outros dados (tags, etc)

Não gosto das pessoas. Nunca gostei. Não sou social, é um facto. Quem me conhece sabe-o melhor que ninguém. Só sou eu verdadeiramente com quem confio, com quem gosto. De resto, tanto se me dá como se me deu.

Já vos disse que quero ser escritor? Se calhar é por causa disso. Ser anti-social está-me nas veias. Prefiro estar no meu cantinho, protegido do mundo. E quanto mais saio à rua mais percebo que não gosto das pessoas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Às vezes fico assim: a admirar as letras que pela minha vontade são passadas para o ecrã. Frases (in)dependentes umas das outras que tentam fazer sentido. (É linda, a língua portuguesa.) Adoro esta capacidade humana de brincar com as palavras. Tenho prazer em escrever, é verdade. Então aqui me isolo a escrever para mim. Ás vezes carrego em «publicar» e é como se escrevesse para alguém. Ás vezes escrevo para alguém mas não chego a carregar no tal «publicar». Escrevo e escrevo. Escrevo, como agora, um texto que provavelmente vou apagar uns instantes depois de terminado. É assim que acontece. Inspiração vai, inspiração vem. Mas nem por isso paro de escrever. É isto que gosto de fazer. Por isso faço-o. Na minha maneira ingénua e desprovida de complexidade.

Autoria e outros dados (tags, etc)

   Tenho visto muito esta tag nos canais literários de fora.  É uma tag pequena mas muito engraçada de se responder. E como acho que ainda ninguém a traduziu para português, decidi fazê-lo – adaptar seria a melhor palavra, e não traduzir. Entrei então em contacto com o autor, JackEatsBooks (vídeo original aqui), e, depois de concedida a autorização, aqui vos deixo uma adaptação para português da Winter Wonderland Book Tag (à qual adaptei o nome por falta de melhor para Maravilhas de um Inverno Literário):

 

1. Que livro é tão feliz e doce que te aquece o coração?
2. Qual é o teu livro preferido com uma capa branca?
3. Estás sentado/a confortavelmente, tapado/a com uma manta, a beber um delicioso chocolate quente, e a ler um livro MONSTRUOSAMENTE GRANDE. Que livro é esse? 
4. Começou a nevar lá fora, então decides fazer uma luta de bolas de neve! Com que personagem fictício adorarias estar a lutar?
5. Infelizmente, a tua lareira está a começar a extinguir-se. De que livro arrancarias os últimos capítulos para atear o fogo?

6. Que livro te é tão próximo do coração que o oferecerias a alguém no Natal que não lê mas quer entrar no universo das leituras?

 

   E agora as minhas respostas:

 

1. Esta pergunta é mais difícil do que parece... Vou ter que responder Harry Potter e a Pedra Filosofal da J. K. Rowling, que, apesar de não ser só maravilhas, é sem dúvida um livro que me aquece o coração (por razões óbvias!).

2. Aqui vou ter que referir dois. Um que li recentemente: A Desumanização de Valter Hugo Mãe; e o outro terá que ser The Perks of Being a Wallflower de Stephen Chbosky. Ambos livros profundos e muito bem escritos.

3. Inverno de Sombras de L. C. Lavado. Este livro tem 590 páginas! Comecei-o há algum tempo e ainda não terminei. Vou aproveitar estas férias para o acabar. Talvez até mesmo ao pé da lareira aconchegado e a beber um chocolate quente!

4. Hm... Com a Katniss d'Os Jogos da Fome (Suzanne Collins). Apesar da neve não ser lugar para uma girl on fire.

5. Provavelmente do Insurgente, da Veronica Roth. Porquê? Porque *spoiler alert* eu gostava da Jeanine! :-(

6. Vou ter que responder outra vez com o Harry Potter. Tenho a certeza que seria uma boa série (como foi para tantos) para abrir horizontes no universo das leituras.

 

   E aqui estão as pessoas que vou taguear (que podem responder, como eu, via blogue ou, para quem tem canal literário, via vídeo):

 

Chris do blogue/canal Diário da Chris;

Cláudia do blogue/canal A Mulher Que Ama Livros;

Nádia do blogue My Soul;

Alexandra do blogue Dragon of Freedom;

Inês do canal InêsBooks;

Rebeca do Beautiful Madness;

Catarina do Little House of Books;

Márcia do blogue/canal Noites de Saudade;

Catarina do blogue A Sonhar de Olhos Abertos;

 

   Gostava de vos ver responder esta tag! Claro que todas as pessoas podem responder, tagueadas ou não! Por isso sintam-se à vontade!

   Boas leituras!

Autoria e outros dados (tags, etc)

Já cá canta!

17.12.13

   Yay, já tenho o meu livro do Amigo Secreto Literário! Devo dizer que fiquei muito surpreso quando abri o envelope e vi que livro havia recebido...

 

   Pois é, O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald! Já há algum tempo que via reviews deste livro (seja em canais literários ou em blogues) e com a adaptação do filme que saiu este ano, ainda estava mais curioso por lê-lo, porém nunca surgira oportunidade... Mas agora já o tenho! Graças à Carla d'O Canto da Petrolina! Estou muito entusiasmado por lê-lo, acho que vai ser uma das minhas próximas leituras! 
   Quero agradecer à Carla pelo livro e pela carta. Sim, acertaste em cheio! 
   Aproveito e agradeço também à Cláudia pela inciativa e que para o ano haja mais! 

   Um feliz natal e bom ano novo (cheio de leituras, eheh) para quem também participou e para quem lê o blogue. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

77

15.12.13

   Histórias em 77 palavras, um projecto entre a escritora Margarida Fonseca Santos e a ilustradora Francisca Torres, que consiste em - sim, adivinharam - escrever histórias em 77 palavras. O projecto tem um blogue e todas as histórias são lá publicadas. Têm muitos desafios por lá. Algumas até são lidas na rádio. A minha foi!

Podem ouvi-la aqui:

 

 

 

   O link para a história vai estar aqui. Se clicarem aqui vão ter à página inicial do projecto. Vale a pena participar, divirtam-se!

Autoria e outros dados (tags, etc)

   (Decidi que vou passar a responder a mais TAGS aqui no blogue... São divertidas de responder e sempre ficam a conhecer-me melhor, certo? Talvez não. De qualquer maneira, está decidido.)

   Esta TAG foi criada pela Cláudia do canal e blogue A Mulher Que Ama Livros, e consiste, muito simplesmente, em escolher sete autores que nunca tenha lido para ler em 2014! (Não fui TAGueado, mas apetece-me responder.)

   E aqui estão, com as respectivas capas, as minhas sete escolhas:

   Nota: nenhuma destas imagem é minha. São apenas representativas.

 

1. Erin Morgenstern 

 Já tenho este livro há quase dois anos. Acho que simplesmente nunca me deu vontade de o ler. Mas estou a planear fazer uma leitura conjunta deste livro com uma amiga, por isso este livro vai ser lido com certeza muito em breve. Finalmente, não!?


2. Leigh Bardugo

Recentemente publicado em Portugal, este é o primeiro volume de uma trilogia fortemente aplaudida lá fora. Estou muito entusiasmado por começá-lo.


  

3. James Dashner

 Já publicado em Portugal como "Maze Runner - Correr ou Morrer" este também é o primeiro de uma triologia muito popular. A sua adaptação para o cinema terá estreia em Setembro, até lá espero já o ter lido.

 

4. Richard Yates

 Comprei-o o ano passado numa feira de segunda mão. Depois dos vídeos da Cláudia deu-me vontade de o ler. Fica para 2014.

 

5. Glen Duncan

 Acho que também já o tenho há quase dois anos. É o primeiro de outra série. Nenhum outro volume foi publicado deste então em Portugal. Não gosto nada de lobisomens. Comprei este livro para mudar a minha opinião nesse aspecto e só espero que isso aconteça.

 

6. Dan Brown

Comprado quando saiu. Nunca lido. Sim, só posso ter problemas, eu sei... Apesar de ser o quarto da série, é o que mais me interessa ler. Se gostar, leio os restantes. Tenho altas expectativas.

 


7. Stephen King

 Só vi os primeiros três primeiros episódios da série baseada neste livro, Under the Dome, e adorei. Quero ler este livro antes de continuar a ver a série. Também tenho altas expectativas em relação a este. 

 

   E é isto.

   Já leram algum destes autores? Gostaram?

   Boas leituras.

Autoria e outros dados (tags, etc)


(imagem retirada da internet)

 

   Como é que eu começo a falar deste livro? Ou melhor, como é que eu começo a falar da experiência que é ler este livro?

   Bem, devo começar por dizer que este é o segundo livro que estou a ler do escritor, Valter Hugo Mãe. Ainda este ano li O filho de mil homens. Um livro complexo, cru e muito poético. (Nada que não esperasse n'A Desumanização, mas sobre isso já falamos.) Gostei muito. Não foi o que estava à espera mas gostei muito. Tinha uma imagem, um conceito, diferente do autor, acho. Algo que, com este livro, se confirma. 

   A verdade é que, ao ler O filho de mil homens, esperava algo arrebatador, forte e grotesco. E a verdade é que o autor consegue tudo isso, mas de forma algo fraca... Valter Hugo Mãe escreveu várias histórias entrelaçadas que dão a origem a uma, no final das contas, bonita história. E não era isso que eu queria, não era isso com que eu contava. (Mas, devo repetir, gostei muito, não me interpretem mal.)

   Mas, n'A Desumanização, vê-se concretizada a minha imagem de um bom livro de Valter Hugo Mãe. Aqui os factores "complexo, cru e muito poético" estão fortemente vincados. Ler este livro é como admirar uma obra de arte. Uma obra de arte onde – ao contrário da capa do livro – os tons escuros predominam. Porque sim, este livro retrata tudo o que tem a ver com cores frias. Uma história pesada, melancólica e muito, mas muito poética. E bela, até.

   Ainda me faltam umas sessenta páginas mas não quero acabá-lo. Estou demasiado apegado à Halla. (Oh, pobre Halla.)

   Mas posso, desde já, dizê-lo: recomendo, leiam!

Autoria e outros dados (tags, etc)

Este é aquele post em que: a) vos dou dicas para descobrir quem me saiu no amigo secreto; e b) ajudo (tecnicamente) a quem eu saí como amigo secreto! Okay? Vamos a isso.

Então, aqui estão algumas dicas sobre a pessoa a quem eu enviarei um livro pelo Natal:
— A sua plataforma não é inteiramente literária.
— Leu uma coleção cuja adaptação - de um dos volumes - estreou recentemente no cinema.
— (Esta é mais difícil de explicar) Essa pessoa tem um livro a) escrito por um autor. Eu tenho um livro b) desse mesmo autor. E este ano saiu um livro c) desse autor. Deu para perceber a ideia?
E é só!

Agora para ti, que recebeste um e-mail com o meu nome e endereço: podes oferecer-me o livro que quiseres! O céu é o limite! (De qualquer forma, se estiveres com medo que já o tenha lido, podes ir à minha página do Goodreads, que deve ajudar. O link está lá em cima. Qualquer dúvida, tens sempre aquela caixa ali de lado que dá para enviar mensagens anónimas.)

E aqui está a lista de pessoas que estão a participar:

Diário da Chris - http://diariodachris.wordpress.com/

Duarte Oliwed - http://youtube.com/duarteoliwed

Pedro Carvalho- http://chopim.blogs.sapo.pt

Hipster Karenina - http://estendalenferrujado.blogspot.com

Márcia Leal - http://www.youtube.com/channel/UC2D-4rIvoXvZMVN4YuYWSTA / www.noites-de-saudade.blogspot.com

Catarina Rodrigues -http://asonhardeolhosabertos.blogspot.com/

Nádia Palma - http://marilynrosecollins.blogs.sapo.pt/

Inês Books - http://www.youtube.com/InesBooks

Carla Vieira - http://ocantodapetrolina.blogs.sapo.pt

A Mulher que Ama Livros - http://youtube.com/amulherqueamalivros

A Menina ImPerfeita - http://ameninaimperfeita.blogs.sapo.pt

Esta iniciativa foi organizada pela Cláudia, a Mulher Que Ama Livros.

Por agora é tudo, até breve! Boas leituras.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Poetizar

21.11.13
Há anos que não escrevia um poema. Hoje escrevi. Isso, que pode parecer uma coisa boa, não o é.
Antes escrevia poesia quando estava em baixo. Agora, escrevo textos. Então, afinal, porque escrevi um poema? Para descarregar as minhas emoções, talvez.
Estou em baixo? Pode querer dizer isso, poetizar. Mas não. Acho que quer dizer que estou a entrar em colapso mental.
A poesia é linda, e escrevê-la é das mais belas artes, a meu ver.
Enfim, estou a entrar em depressão.

Autoria e outros dados (tags, etc)



pesquisar

  Pesquisar no Blog

quem escreve

foto do autor


sobre

Este blogue está entregue às mãos de um adolescente que se recusa a aceitar que mais tarde ou mais cedo será adulto e que tem problemas em manter blogues de pé.


escrevi


a ler


a ouvir



mensagens

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

WOOK - www.wook.pt